Vaga para (01) Especialista em Gestão Escolar – Maputo


Especialista em Gestão Escolar
A Agência de Subsídios GIZ para a Parceria Global para a Educação (GPE) em Moçambiqueestá recrutandoum Especialista em Gestão Escolar (m/f) baseado em Maputo.
Data limite para inscrições:29 de setembro de 2025
A. Introdução geral:
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma prestadora global de serviços na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. De propriedade da República Federal da Alemanha, a GIZ possui mais de 50 anos de experiência na prestação de serviços de assistência técnica, desenvolvimento de capacidades e gestão de projetos para uma ampla variedade de áreas especializadas de desenvolvimento, incluindo educação, saúde, governança, gestão de finanças públicas, agricultura, desenvolvimento social, igualdade de gênero e áreas afins.
Em fevereiro de 2024, a GIZ passou com sucesso pelo processo de acreditação para a função deAgente de Subvenção para financiamento da Parceria Global para a Educação (GPE) e foi selecionada como Agente de Subvenção da GPE emMoçambique .
O GPE é um importante fundo internacional que fornece apoio financeiro a sistemas educacionais em países em desenvolvimento, incluindo muitas nações africanas. Ele mobiliza recursos de diversos doadores para apoiar iniciativas que visam melhorar o acesso à educação de qualidade, fortalecer os sistemas educacionais e promover a equidade na educação.
Na sua função de Agente de Subvenções do GPE, a GIZ é agora solicitada a auxiliar o governo moçambicano, mais especificamente o Ministério da Educação e Cultura (MEC), naimplementação da Subvenção para Capacidade do Sistema (SCG) (3,3 milhões de dólares), daSubvenção para Transformação do Sistema (STG) (107 milhões de dólares) e doAcelerador da Educação de Raparigas (GEA) (10 milhões de dólares). A maior parte dos fundos será canalizada através do fundo comum do sector da educação, o FASE (Fundo de Apoio ao Sector da Educação). Para apoiar uma implementação mais eficiente do financiamento do FASE, a GIZ irá ainda fornecer assistência técnica e desenvolvimento de capacidades ao MEC, tanto a nível central como descentralizado.
B. Descrição das tarefas:
O Especialista em Gestão Escolar será um membro fundamental da equipe responsável pelas bolsas GPE geridas pela GIZ. Ele/ela integrará a subequipe de Desenvolvimento de Capacidades e será responsável por supervisionar a assistência técnica geral em relação à gestão escolar para o MEC, as Direções Provinciais, os Serviços Distritais e a nível escolar.
Em estreita colaboração com o Chefe da Unidade de Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento de Capacidades, os demais membros da Equipe de Desenvolvimento de Capacidades e a Equipe de Supervisão de Subsídios, o Especialista em Gestão Escolar será responsável pela implementação de diversos componentes do programa, especialmente no que se refere ao suporte aos processos e protocolos de supervisão distrital, bem como aos diagnósticos e propostas de reforma na gestão escolar. Ele(a) trabalhará em estreita colaboração com a Equipe de Capacitação em uma abordagem abrangente para todas as atividades de avaliação de necessidades, assistência técnica, apoio e fornecimento de desenvolvimento de capacidade técnica e institucional ao MEC e aos parceiros educacionais.
Isso inclui, entre outras tarefas:
- Apoiar o desenvolvimento e a implementação de protocolos de supervisão para monitorar e apoiar regularmente as escolas, promovendo uma gestão mais transparente e orientada a dados.
- Liderar e dar suporte a diagnósticos detalhados nas escolas para identificar fraquezas e oportunidades de melhoria na gestão, propondo reformas baseadas em evidências para fortalecer as habilidades de gestão escolar, as habilidades de gestão dos supervisores distritais e as habilidades de gestão dos coordenadores do ZIP.
- Desenvolver e coordenar a formação prática focada na gestão eficaz dos recursos escolares, incluindo liderança pedagógica, gestão financeira e operacional, de modo a garantir o reforço das competências dos gestores educativos em todos os níveis referidos no ponto anterior.
- Apoiar a criação e o fortalecimento das capacidades técnicas das escolas, ZIP e distritos para coletar, analisar e usar dados sobre desempenho escolar, frequência e retenção de alunos e professores, garantindo decisões baseadas em evidências.
- Monitorar e garantir a eficiência no processo de aquisição, distribuição e entrega de livros didáticos e outros materiais didáticos, evitando atrasos e desvios, e garantindo que as escolas recebam os recursos necessários em tempo hábil.
- Apoiar a revisão dos atuais mecanismos legais, pedagógicos e de gestão que proporcionam um bom ambiente escolar e propor novos instrumentos que permitam maior e melhor participação da direção escolar, responsáveis, meninas e professores, na vida escolar.
- Apoiar reuniões regulares de coordenação com autoridades locais e distritais para garantir o alinhamento na implementação de reformas e a resolução conjunta dos desafios identificados durante a implementação dos programas financiados pelo GPE.
- Auxiliar na concepção e estabelecimento de uma estrutura robusta de monitoramento e avaliação que produzirá relatórios periódicos de progresso para o MEC, GPE, parceiros FASE e BMZ, com análises críticas, destacando sucessos e desafios na implementação de atividades e sugerindo medidas corretivas para garantir o alcance das metas do projeto.
- Facilitar o acompanhamento contínuo e o apoio técnico a todas as direcções relevantes do MEC, incluindo as “Áreas de Ensino”, a garantia da qualidade, a DIPLEC e a Inspecção Geral, para reforçar a gestão sensível ao género.
- Preparação, gestão e acompanhamento de missões/consultorias para apoiar reformas de gestão escolar, em estreita colaboração com o MEC e a equipe de Desenvolvimento de Capacidades, incluindo a elaboração de Termos de Referência, gestão de processo licitatório e orientação de consultores.
- Participação e contribuição para grupos de trabalho setoriais relevantes com representantes do MEC e de parceiros de cooperação.
- Contribuição para formatos de relatórios para parceiros MEC, GPE, FASE e BMZ.
Requisitos
Qualificações e Habilidades
- Mestrado ou equivalente em Gestão Escolar, Estudos Educacionais, Pedagogia, Administração Pública ou área correlata, com experiência relevante em gestão educacional.
- Fluência em português; forte proficiência em inglês falado e escrito.
- Capacidade comprovada de trabalhar efetivamente em uma equipe internacional, multicultural e multidisciplinar, com fortes habilidades de trabalho em equipe e construção de parcerias.
- Excelentes habilidades de comunicação e facilitação.
- Domínio sólido e firme de ferramentas digitais e métodos de trabalho, incluindo MS Office, software de gestão de dados, plataformas de colaboração (ex: MS Teams), com capacidade de adaptação a novas tecnologias e garantia de segurança e confidencialidade dos dados.
- É desejável conhecimento do contexto legal e institucional de Moçambique relacionado à gestão, supervisão e governança da educação.
Experiência Profissional Geral
- Requisito mínimo de 10 anos de experiência comprovada em apoio à gestão educacional, com ênfase em supervisão e treinamento de liderança.
- Experiência comprovada trabalhando diretamente com ou fornecendo assistência técnica a ministérios do governo, particularmente MEC ou entidades similares de nível provincial, de preferência em Moçambique.
- Experiência comprovada de trabalho no setor educacional de Moçambique, respeitando as estruturas legais e operacionais nacionais e compreendendo as considerações locais de gênero e inclusão social.
- Histórico comprovado em supervisão escolar, gestão educacional, treinamento e design de liderança.
- Experiência com mecanismos e estruturas de coordenação de doadores e/ou plataformas multissetoriais.
- Experiência com coordenação e engajamento político de alto nível.
Experiência Profissional Específica
- Mínimo de 8 anos de experiência em suporte técnico em gestão educacional, supervisão escolar e treinamento de liderança. Experiência adicional em funções semelhantes será considerada e um diferencial.
- Pelo menos 5 anos de experiência em desenvolvimento de capacidade e treinamento para funcionários do governo e partes interessadas relacionadas à gestão escolar e tomada de decisões baseadas em evidências.
- Experiência demonstrada na aplicação de abordagens baseadas em direitos humanos para reformas do setor educacional, gestão educacional e fortalecimento do sistema.
- Experiência com implementação e monitoramento de programas financiados pelo GPE seria um diferencial.
Outros conhecimentos, habilidades adicionais
- Experiência/conhecimento prévio dos procedimentos da GIZ será tratado como uma vantagem.
- Disposição para aprimorar qualificações conforme exigido pelas tarefas a serem desempenhadas.
- Sensibilidade no tratamento e eliminação de documentos pode ser importante.
- Predisposto a trabalhar em equipe internacional.
Notas
Este é um cargo nacional, remunerado de acordo com os termos da GIZ
A carta de apresentação e o CV devem estar num único ficheiro, incluindo os anexos relevantes
Incentivamos mulheres e grupos minoritários a se candidatarem a esta vaga. A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no ambiente de trabalho.
Apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados
Todasvagas é um portal Vagas de Emprego sem fins lucrativos, criado por jovens com o objetivo de facilitar o acesso às vagas de emprego em Moçambique.
Para se candidatar a esta vaga, por favor visite apply.workable.com.