Vaga para (01) Especialista em Sistemas de Informação de Gestão Educacional – Maputo

  • Tempo Inteiro
  • Maputo

SDO Moçambique

A Agência de Subsídios GIZ para a Parceria Global para a Educação (GPE) em Moçambiqueestá recrutandoum Especialista em Sistema de Informação de Gestão Educacional (m/f) baseado em Maputo.

Data limite para inscrições:29 de setembro de 2025

A. Introdução geral:

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma prestadora global de serviços na área de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. De propriedade da República Federal da Alemanha, a GIZ possui mais de 50 anos de experiência na prestação de serviços de assistência técnica, desenvolvimento de capacidades e gestão de projetos para uma ampla variedade de áreas especializadas de desenvolvimento, incluindo educação, saúde, governança, gestão de finanças públicas, agricultura, desenvolvimento social, igualdade de gênero e áreas afins.

Em fevereiro de 2024, a GIZ passou com sucesso pelo processo de acreditação para a função deAgente de Subvenção para financiamento da Parceria Global para a Educação (GPE) e foi selecionada como Agente de Subvenção da GPE emMoçambique .

O GPE é um importante fundo internacional que fornece apoio financeiro a sistemas educacionais em países em desenvolvimento, incluindo muitas nações africanas. Ele mobiliza recursos de diversos doadores para apoiar iniciativas que visam melhorar o acesso à educação de qualidade, fortalecer os sistemas educacionais e promover a equidade na educação.

Na sua função de Agente de Subvenções do GPE, a GIZ é agora solicitada a auxiliar o governo moçambicano, mais especificamente o Ministério da Educação e Cultura (MEC), naimplementação da Subvenção para Capacidade do Sistema (SCG) (3,3 milhões de dólares), daSubvenção para Transformação do Sistema (STG) (107 milhões de dólares) e doAcelerador da Educação de Raparigas (GEA) (10 milhões de dólares). A maior parte dos fundos será canalizada através do fundo comum do sector da educação, o FASE (Fundo de Apoio ao Sector da Educação). Para apoiar uma implementação mais eficiente do financiamento do FASE, a GIZ irá ainda fornecer assistência técnica e desenvolvimento de capacidades ao MEC, tanto a nível central como descentralizado.

 

B. Descrição das tarefas:

O Especialista em Sistemas de Informação de Gestão Educacional (EMIS) será um membro fundamental da equipe responsável pelas bolsas GPE geridas pela GIZ. Ele/ela integrará a subequipe de Desenvolvimento de Capacidades e será responsável pela assistência técnica na área de gestão e monitorização de dados educacionais do MEC, Direções Provinciais, Serviços Distritais e a nível escolar.

Em estreita colaboração com o Chefe da Unidade de Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento de Capacidades, os restantes membros da Equipa de Desenvolvimento de Capacidades e a Equipa de Supervisão de Subvenções, o Especialista em Sistemas de Informação de Gestão da Educação (EMIS) será responsável pela implementação de várias componentes do programa, nomeadamente no que diz respeito à análise do EMIS atual e às suas necessidades de modernização/adaptação, bem como à forte ligação com a monitorização de resultados e o planeamento sectorial a todos os níveis (ministério, província, distrito, ZIP e escolas). A utilização do EMIS como base para o planeamento e a priorização baseados em evidências, bem como para efeitos de responsabilização relativamente à utilização eficiente do financiamento e aos resultados alcançados, será reforçada. O Especialista em Sistemas de Informação de Gestão da Educação (EMIS) trabalhará em estreita colaboração com a Equipa de Desenvolvimento de Capacidades numa abordagem abrangente para todas as atividades de avaliação de necessidades, assistência técnica, apoio e fornecimento de capacidade técnica e de desenvolvimento institucional ao MEC e aos parceiros da educação.

Isso inclui, entre outras tarefas:

  • Analisar o atual Sistema de Informação de Gestão Educacional (EMIS) para identificar necessidades de modernização/adaptação, incluindo vínculos com planejamento, monitoramento de resultados, processos e mecanismos de responsabilização, integração de desagregação de gênero, requisitos de equipamentos e necessidades de treinamento de pessoal.
  • Apoiar o design, desenvolvimento, introdução e uso de um EMIS modernizado que suporte processos-chave para capturar, processar, classificar, analisar e usar informações estratégicas, fortalecendo assim os diferentes processos de transformação sob esta subvenção.
  • Apoiar o processo de aquisição do EMIS modernizado e consultoria relacionada, bem como facilitar a implementação de um EMIS modernizado, garantindo a prontidão técnica e operacional.
  • Fornecer assistência técnica ao MEC em coordenação com a Força-Tarefa de Monitoramento e Avaliação na organização e condução de workshops de capacitação em níveis provincial e distrital sobre o EMIS modernizado.
  • Apoiar o desenvolvimento de um Sistema de Gestão do Conhecimento integrado vinculado ao EMIS, aprimorando o compartilhamento de dados, a análise e os recursos de geração de relatórios com perspectiva de gênero.
  • Incorporar aspectos de gênero e níveis de desagregação na coleta e nos relatórios de dados do EMIS, com base nas descobertas da avaliação das necessidades de modernização/adaptação.
  • Facilitar o acompanhamento contínuo e o apoio técnico a todas as direções relevantes do MEC, incluindo as “Áreas de Ensino”, a garantia de qualidade e o DIPLEC, para garantir o uso eficaz do EMIS para a tomada de decisões com base em evidências e para fortalecer o monitoramento desagregado por gênero.
  • Preparação, gestão e acompanhamento de missões/consultorias de apoio à modernização do EMIS, em estreita colaboração com o MEC e a equipa de Desenvolvimento de Capacidades, incluindo a elaboração de Termos de Referência, gestão de contratos e orientação de consultores.
  • Participação e contribuição para grupos de trabalho setoriais relevantes com representantes do MEC e de parceiros de cooperação.
  • Preparação e participação em missões de monitoramento.
  • Contribuição para formatos de relatórios para diferentes partes interessadas, como MEC, GPE, parceiros FASE e BMZ.

Requisitos

Qualificações e Habilidades

  • Mestrado ou equivalente em Ciência da Computação, TI, Estatística, Gestão Educacional, Gestão de Dados ou área correlata, com experiência relevante em sistemas de informação educacional ou gestão de dados.
  • Fluência em português; forte proficiência em inglês falado e escrito.
  • Capacidade comprovada de trabalhar efetivamente em uma equipe internacional, multicultural e multidisciplinar, com fortes habilidades de trabalho em equipe e construção de parcerias.
  • Excelentes habilidades de comunicação e facilitação.
  • Domínio sólido e firme de ferramentas digitais e métodos de trabalho, incluindo MS Office, software de gestão de dados, plataformas de colaboração (ex: MS Teams), com capacidade de adaptação a novas tecnologias e garantia de segurança e confidencialidade dos dados.
  • É desejável conhecimento do contexto legal e institucional de Moçambique relacionado à governança de dados educacionais.

Experiência Profissional Geral

  • Requisito mínimo de 10 anos de experiência comprovada em suporte ao desenvolvimento, implementação ou modernização do EMIS, com ênfase em gerenciamento de dados, integração de sistemas e transformação digital no setor educacional.
  • Experiência comprovada trabalhando diretamente com ou fornecendo assistência técnica a ministérios do governo, particularmente MEC ou entidades similares de nível provincial, de preferência em Moçambique.
  • Experiência comprovada de trabalho no setor educacional de Moçambique, respeitando as estruturas legais e operacionais nacionais e compreendendo as considerações locais de gênero e inclusão social.
  • Histórico comprovado em projetar, conduzir e supervisionar atividades de capacitação, treinamento de funcionários governamentais e partes interessadas em ferramentas EMIS, coleta de dados, análise e relatórios.
  • Experiência na preparação e gestão de contratos/atribuições de consultoria relacionadas ao desenvolvimento, implementação e atualizações do EMIS.
  • Experiência com mecanismos e estruturas de coordenação de doadores e/ou plataformas multissetoriais.
  • Experiência com coordenação e engajamento político de alto nível.

Experiência Profissional Específica

  • Mínimo de 8 anos de experiência comprovada em suporte técnico para o desenvolvimento, implementação ou modernização do EMIS em projetos, programas ou políticas educacionais nacionais ou regionais. Experiência adicional em funções semelhantes será considerada e considerada um diferencial.
  • Pelo menos 5 anos de experiência em desenvolvimento de capacidade e treinamento para funcionários do governo e partes interessadas relacionadas ao EMIS, gerenciamento de dados e tomada de decisão baseada em evidências.
  • Experiência demonstrada na aplicação de abordagens baseadas em direitos humanos para reformas do setor educacional, governança de dados e fortalecimento de sistemas, com compreensão da coleta e análise de dados baseados em direitos.
  • Experiência com implementação e monitoramento de programas financiados pelo GPE seria um diferencial.

Outros conhecimentos, habilidades adicionais

  • Experiência/conhecimento prévio dos procedimentos da GIZ será tratado como uma vantagem.
  • Disposição para aprimorar qualificações conforme exigido pelas tarefas a serem desempenhadas.
  • Sensibilidade no tratamento e eliminação de documentos pode ser importante.
  • Predisposto a trabalhar em equipe internacional.

Notas

Este é um cargo nacional, remunerado de acordo com os termos da GIZ

A carta de apresentação e o CV devem estar num único ficheiro, incluindo os anexos relevantes

Incentivamos mulheres e grupos minoritários a se candidatarem a esta vaga. A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no ambiente de trabalho.

Apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados

Todasvagas é um portal Vagas de Emprego sem fins lucrativos, criado por jovens com o objetivo de facilitar o acesso às vagas de emprego em Moçambique.

Para se candidatar a esta vaga, por favor visite apply.workable.com.

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.