Vaga para (1) Gestor Provincial de Laboratório – Gaza
Centro de Colaboração em Saúde (CCS)
O Centro de Colaboração em Saúde (CCS) está a recrutar para o seu quadro de pessoal (1) Gestor Provincial de Laboratório, para Gaza.
O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), no âmbito do Projecto “Implementação Avançada e Sustentável de Serviços abrangentes de HIV e TB para Controle Epidémico” financiado pelo PEPFAR/CDC na província de Gaza:
Posição: Gestor de Laboratório
Reporta: Assessor de Laboratório
Supervisiona: Assessor de Laboratório
Departamento: Técnico
Missão do Cargo:
Prestar suporte técnico completo aos laboratórios e Unidades Sanitárias apoiadas, especificamente na área de Laboratório, além de realizar visitas de apoio técnico integradas, coordenadas pelo CCS, em todas as Unidades Sanitárias sob sua responsabilidade.
Actividades Gerais:
Planejamento e Coordenação:
o Desenvolver planos de actividades para o Laboratório, em conjunto com as contrapartes provinciais, distritais e das Unidades Sanitárias apoiadas.
o Apoiar a implementação de actividades colaborativas, de acordo com as Normas Nacionais, por meio de visitas regulares às unidades apoiadas.
o Actuar como elo entre o CCS e o SSCM, DMSC na área laboratorial.
o Colaborar na revitalização e funcionalização dos diferentes grupos técnicos de laboratório.
Supervisão e Gestão de Equipe:
o Liderar e coordenar a equipe técnica sob sua responsabilidade.
o Apoiar, em coordenação com o Assessor, na identificação e implementação de estratégias de melhoria na área.
o Participar em visitas de supervisão integradas com o SSCM, DMSC, MISAU, CDC, prestando apoio técnico e garantindo a implementação de boas práticas laboratoriais.
o Realizar todos procedimentos logísticos e administrativos ligados as actividades provinciais (formações, supervisões, reuniões, etc.) na sua área programática.
Treino e Capacitação:
o Identificar necessidades de formação e promover formação contínua para os Técnicos dos Laboratório apoiados.
o Capacitar continuamente e monitorar o desempenho das actividades dos oficiais de Laboratório.
o Organizar treinos em serviço sobre preenchimento de instrumentos e colheita de amostras para diagnóstico laboratorial.
o Apoiar a equipe na implementação das directrizes, políticas e guiões em vigor no País.
Monitoria e Avaliação:
o Garantir a implementação de planos de actividades que assegurem a qualidade dos serviços laboratoriais, incluindo controle de reagentes e consumíveis.
o Monitorar a qualidade da testagem de HIV, CD4, TB e seguimento da cascata de Doença Avançada por HIV, e outros exames nas US apoiadas, assegurando o cumprimento de normas de qualidade.
o Elaborar relatórios periódicos sobre o desempenho dos laboratórios apoiados. e. Relatórios e Indicadores:
o Apoiar na elaboração de relatórios de actividades e na colheita de indicadores PEPFAR para análise e envio de dados laboratoriais.
o Apoiar na elaboração de diferentes relatórios técnicos e retro informação aos distritos/US.
o Acompanhar o envio regular de relatórios estatísticos e de consumo para alimentar a base de dados LMIS.
o Avaliar a qualidade dos dados e informação através de triangulações entre diferentes ferramentas e sistemas e análise crítica.
Actividades Específicas:
Rotas de Transporte e Logística:
o Garantir o funcionamento adequado das rotas de transporte de amostras (CD4, DPI, TB, CV, Hematologia, Bioquímica, etc.) e monitorar o fluxo de envio de amostras nos laboratórios.
o Monitorar a integridade das amostras, através das condições de transporte, armazenamento e processamento para garantir que estejam em conformidade com os padrões estabelecidos e adequados para análise.
Monitoria de Resultados:
o Garantir o retorno dos resultados dentro do Tempo de resposta estabelecido as US apoiadas.
o Monitorar resultados laboratoriais em atraso e fornecer retorno às Unidades Sanitárias.
o Garantir que os resultados de CV acima de 1000 cópias/uL sejam entregues às Paragens Únicas e ao sector de APSS em menos de 24 horas.
Qualidade da Testagem:
o Monitorar a implementação dos painéis de proficiência do PNAEQ (HIV, CD4, Sífilis, Malária, TB e Bacteriologia) nas Unidades Sanitárias apoiadas e garantir uma cobertura de 100% de participação.
o Garantir taxa de resposta ao painel acima de 90%.
o Apoiar na elaboração e redação dos relatórios provinciais e envio as US.
o Apoiar as portas de testagem rápida de HIV na análise crítica dos relatórios em coordenação com ATS, e planos de acção para os locais com baixo desempenho e sua monitoria periódica.
o Garantir o envio e testagem dos controles de qualidade de HIV e avaliar a qualidade de testagem dos provedores.
Acreditação de Laboratórios:
o Monitorar o Programa de Fortalecimento de Gestão Laboratorial Rumo a Acreditação (FOGELA e Fogelinhas) e acompanhar a implementação das recomendações feitas em visitas de assistência técnica e auditorias.
Gestão de Reagentes e Equipamentos:
o Notificar situações de roptura eminente de reagentes.
o Propor soluções para prestação de serviços ininterruptos face a eminência de reagentes.
o Reportar equipamentos avariados, propondo soluções para manter a continuidade dos serviços.
Programas de Reobservação de Lâminas:
o Participar nos Programas de Reobservação Cega de lâminas de BK em coordenação com o SSCM e DMSC, e garantir a qualidade dos relatórios elaborados.
o Apoiar aos locais com baixo desempenho na elaboração de um plano de acção e monitoria.
Supervisão de Assistentes Administrativos:
o Monitorar a assiduidade, a qualidade dos registos laboratoriais e estatísticos dos Assistentes Administrativos de Laboratório, bem como sua interação com outras áreas.
Vaga para (1) Gestor Provincial de Laboratório
Qualificações:
- Licenciatura em Tecnologia Biomédica Laboratorial ou equivalente, com no mínimo cinco anos de experiência em práticas de laboratório clínico, programas de cuidados e tratamento de HIV/AIDS, e cuidados de saúde em ambientes com recursos limitados.
- Ampla experiência no desenvolvimento, implementação e gestão de serviços laboratoriais, bem como no uso de sistemas de gestão de informação laboratorial (LIS).
- Conhecimento avançado em técnicas básicas de diagnóstico laboratorial. • Habilidade excepcional para resolução de problemas e análise crítica. • Experiência em gestão, supervisão e monitoria dos programas.
- Excelente capacidade interpessoal.
- Habilidade para trabalhar sob pressão e cumprir prazos rigorosos.
- Proficiência em Microsoft office (na óptica do utilizador).
- Fluência verbal e escrita em Português e Inglês.
Formas de candidatura
Os candidatos interessados deverão levantar os Termos de Referências para as vagas acima nos escritórios do CCS a nível da Cidade de Maputo, situados no endereço abaixo, ou alternativamente solicitar pelo email recepcao@ccsaude.org.mz , até as 12 horas do dia 17 de Setembro de 2024:
- Escritório da Central, Rua da Bongavillage no. 105 Maputo
- Escritório de Maputo Cidade, Rua Damião de Gomes, Damião de Gois no. 371, Bairro da Sommerchild Maputo;
- Escritório de Maputo Província, Avenida Zedequias Manganhela no 25 – Matola;
- Escritório de Inhambane, Avenida de Moçambique no 345 – Bairro Balane-2 – Inhambane; • Escritório de Sofala, Rua Capitães do Sena no 116, 1º andar – Bairro Palmeiras 2 -Beira; • Escritório de Nampula, Rua de Sofala no 56 – Nampula;
- Escritório da Zambézia, Av. 1 de Julho nº 64, Bairro Administrativo -Quelimane.
A data de encerramento da apresentação das candidaturas é a 17 de Setembro de 2024 e os candidatos devem apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser ativamente consultadas, para: recursoshumanos@ccsaude.org.mz, indicando o nome da posição a que se candidata, ou alternativamente, podem depositar as candidaturas nos endereços acima mencionados. Somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.
O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos poderão accionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:
- Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
- Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e • Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz
NOTA: Todos os trabalhadores do CCS, independentemente do nível das suas responsabilidades devem:
- Modelar a missão e os valores acima mencionados
- Participar nos processos de desenvolvimento de novos programas
- Contribuir para a partilha de conhecimentos
- Tomar decisões responsáveis que resultem na contenção de tempo e custos e uma clara prestação de contas
- Participar em equipas múltiplas, adoptar o espírito de equipa, ser responsável pela suas acção tomada e providenciar um informe, conforme necessário
- Ser capaz de gerir prioridades em termos de concorrência e ser capaz de priorizar de modo a alcançar os objectivos do programa e/ou organizacionais.
Todas Vagas é um portal de Vagas de Emprego em Moçambique sem fins lucrativos criado por jovens para jovens, encontre oportunidade de emprego aqui.