Vagas para (03) especialistas de capacitação – Cabo Delgado


ADPP Moçambique
ADPP Moçambique está a recrutar para o seu quadro de pessoal (03) especialistas de capacitação para Cabo Delgado.
ADPP Moçambique, esta a responder a uma chamada de proposta e procura candidatos/as para ocupar a posição de Especialista de Capacitação, do Projecto “EU SOU CAPAZ”, no âmbito do Programa regional EAGER – East Africa Girls’ Empowerment and Resilience, implementado pelo Governo de Moçambique, através do Instituto Nacional da Juventude (INJ) sob a supervisão do Ministério da Juventude e Desportos. Esta iniciativa, financiada pelo Banco Mundial, visa aumentar o nível de escolaridade e os rendimentos das raparigas e das mulheres, e reforçar a capacidade institucional para implementar políticas de igualdade de género.
Os candidatos poderão aplicar alternativamente para a Província de Cabo Delgado, Niassa e Sofala.
A ADPP é uma Organização não-governamental Moçambicana criada em 1982 que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde e bem-estar, ambiente e agricultura sustentável.
O Programa “EU SOU CAPAZ” tem como objetivo oferecer melhores oportunidades de educação e acesso a serviços para meninas, adolescentes e jovens. As acções visam (i) apoiar o empoderamento de meninas adolescentes fora da escola (componente ESPAÇOS SEGUROS); e (ii) redução do custo direto da educação para meninas vulneráveis por meio de intervenções de nível escolar (Componente KEEPING GIRLS IN SCHOOL).
O foco principal do programa será (1) distribuição de uniformes e bicicletas gratuitos para meninas vulneráveis em escolas primarias e secundarias seleccionadas de acordo com os requisitos pre-estabelecidos pelo INJ em parceria com o Ministerio de Educação e Cultura; (2) treinamento em habilidades de vida para meninas fora da escola nas comunidades rurais; e (3) sensibilização de líderes comunitários sobre normas de gênero.
Reportando-se ao Coordenador do Projecto/Team Leader, o/a Especialista de Capacitação será responsável pela concepção, adaptação de todos os materiais de treinamento e avaliações de desempenho a serem conduzidos pelo projecto. Ele/a estará baseado/a no escritório da ADPP de uma das províncias-alvo do projecto. A selecção do/a candidato/a está dependente da aprovação da Proposta Tecnica da ADPP pelo INJ e Banco Mundial.
PRINCIPAIS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES
- Desenvolver e adaptar pacotes de formação voltados para comunicação para mudança social e de comportamento (SBCC), com foco em saúde sexual e reprodutiva de raparigas adolescentes e mulheres jovens.
- Actuar como Formador de Formadores (ToT), em coordenação com o INJ, capacitando os Supervisores distritais e outros técnicos selecionados para a capacitação dos facilitadores comunitários para a implementação eficaz das formações.
- Garantir que os materiais de capacitação sejam culturalmente sensíveis, baseados em evidências e alinhados às políticas nacionais.
- Colaborar com equipas multidisciplinares para integrar os conteúdos de formação em programas comunitários e escolares.
- Monitorar e avaliar a qualidade das formações realizadas, propondo melhorias contínuas.
- Apoiar a sistematização de boas práticas e lições aprendidas no processo formativo.
- Garantir a coordenação com instituições governamentais e parceiros para alinhamento técnico e institucional.
- Coordenar e realizar treinamentos dos facilitadores e mentores comunitários.
- Coordenar ações de Capacitação de Líderes Comunitários.
- Supervisar os treinamentos em habilidades de vida das meninas nos espaços seguros.
- Dar suporte ao Mecanismo de Reclamação e Queixas.
- Preparar relatórios regulares de atividades.
QUALIFICAÇÕES:
- Deve ter pelo menos Licenciatura em Pedagogia, Psicologia ou Ciências da Educação (ou áreas afins).
- Mínimo de 10 anos de experiência na conceção de pacotes de formação e atuação como formador de formadores, especialmente em programas de comunicação para mudança social e de comportamento (SBCC).
- Experiência comprovada em contextos de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens.
- O Especialista em Formação deve ser fluente em português, inglês e um profundo conhecimento da realidade institucional, social e cultural de Moçambique.
COMO CANDIDATAR-SE:
Os candidatos interessados deverão enviar uma carta de apresentação, CV e três referências para até dia 10 Julho de 2025.
NOTAS
1. Depois do envio do seu CV irá receber automaticamente um email com o link para preenchimento do formulário de candidatura.
2. Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.
Todasvagas é um portal Vagas de Emprego sem fins lucrativos, criado por jovens com o objetivo de facilitar o acesso às vagas de emprego em Moçambique.